loader
banner
Curso de Educação e Formação
CT-ASC-EXTRA1
CT-ASC-EXTRA2
CT-ASC-EXTRA3
CT-ASC-EXTRA4
CT-ASC-EXTRA5

Técnico(a) de Animação e Mediação Comunitária

Descrição Geral

[RF 26-27] Promover, integrado em equipas de intervenção social e comunitária, a inclusão e o desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, realizando atividades de animação (de caráter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo), implementando projetos e atividades de mediação intercultural, tendo em vista a facilitação da comunicação e a negociação em contexto de tensão social, promovendo a cidadania ativa, prevenindo situações de vulnerabilidade, conflito e risco, valorizando o potencial dos diferentes grupos e comunidades e contribuindo para a coesão social.

Modalidade de formação: Curso Profissional

Habilitações de Acesso: Com o 9.º ano de escolaridade.
Duração Mínima: 3 Anos
Certificação: 12.º ano – Qualificação nível 4

Horário: Diurno
Local: Aveiro

Saída Profissional: Técnico/a de Animação e Mediação Comunitária

Plano de Formação: Disponível brevemente

Referencial de Formação: Consulte aqui!

Plano Curricular: Disponível brevemente

Atividades Principais

  • Colaborar, integrado em equipas de intervenção social e comunitária, no diagnóstico e caracterização das comunidades em que intervém, na análise de situações de risco social que afetam os grupos, observando e recolhendo informação, despistando situações de risco, acompanhando, monitorizando e encaminhando para equipas especializadas.
  • Intervir, integrado em equipas de intervenção social e comunitária, na implementação de projetos de intervenção sociocomunitária, colaborando na dinamização de redes de trabalho.
  • Desenvolver, nas comunidades e grupos em que intervém, estratégias de animação, mediação e facilitação, promotoras do estabelecimento de relações de confiança, do diálogo entre os diferentes grupos, de cooperação, inclusão e participação.
  • Implementar ações de facilitação da interação entre os atores sociais das comunidades em que intervém, nomeadamente entre os atores institucionais e os indivíduos e grupos que possam beneficiar da sua ação, facilitando o acesso aos diversos serviços e instituições.
  • Prevenir e mediar situações de conflito que emergem nas comunidades e grupos em que intervém, desenvolvendo ações de mediação.
  • Organizar e executar atividades de caráter educativo, cultural, social, lúdico e recreativo, em contexto institucional ou na comunidade, tendo em conta o serviço em que está integrado e as necessidades do grupo e dos indivíduos, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a qualidade da sua inserção e interação social.
  • Desenvolver atividades promotoras da integração grupal e social, do envolvimento das famílias e da comunidade e de fomento da participação.
  • Elaborar relatórios de atividades e contribuir para a avaliação dos projetos em que intervém.
O que falam deste curso

Testemunhos

Veja as opiniões de quem por aqui já passou e tem tanto para dizer