loader
banner
Curso de Educação e Formação
CPS-EXTRA1
CPS-EXTRA2
CPS-EXTRA2

Descrição Geral

Planear e executar o trabalho de soldadura, efetuando a escolha dos processos, equipamentos e materiais de adição a utilizar de acordo com as instruções técnicas, respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.

Modalidade de formação: Curso Profissional

Habilitações de Acesso: Com o 9º ano de escolaridade
Duração Mínima: 3 Anos
Certificação: 12.º ano – Qualificação nível 4

Horário: Diurno
Local: Sede

Saída Profissional: Técnico/a de Soldadura

Plano Curricular:  Consulte aqui!

Referencial de Formação: Clique para ver

Atividades Principais

  • Interpretar e utilizar as normas de soldadura mais relevantes para a execução da construção.
  • Ler e interpretar a especificação do procedimento de soldadura (EPS), plano de inspeção e ensaios (PIE) e planear o trabalho de acordo com estes dois documentos.
  • Selecionar o processo, equipamentos, tipo de junta, consumíveis e ferramentas a utilizar, tendo em conta o trabalho de soldadura a efetuar de acordo com as instruções de trabalho e/ou com a Especificação de Procedimento de Soldadura.
  • Organizar a documentação necessária para a qualificação/certificação de soldadores e/ou operadores de soldadura e definir a respetiva gama de qualificação/certificação.
  • Preparar as peças metálicas e os bordos das juntas a soldar, efetuando as operações básicas de medição, limagem, serragem, furação, corte de chapa, entre outros.
  • Utilizar os equipamentos, materiais, ferramentas de modo a garantir a saúde e segurança do próprio e de quem o rodeia.
  • Interpretar e utilizar manuais, esquemas e outra literatura técnica fornecida pelos fabricantes de consumíveis e de equipamentos de soldadura.
  • Efetuar a soldadura por arco com elétrodo revestido (Soldadura SER) - Processo 111 (manual por arco com elétrodo revestido) em aços ao carbono – soldadura de ângulo em chapa.
  • Efetuar a soldadura por arco com elétrodo consumível sob atmosfera ativa/ Soldadura por arco sob atmosfera ativa com fio fluxado (Soldadura /MAG/FF) - Processos 135, 136 e 138 em aços ao carbono – soldadura de ângulo em chapa e chapa/tubo e soldadura topo a topo em chapa e tubo.
  • Identificar imperfeições de soldaduras e aplicar critérios de aceitação para juntas soldadas de acordo com a documentação técnica.
O que falam deste curso

Testemunhos

Veja as opiniões de quem por aqui já passou e tem tanto para dizer