loader
banner

SENIOR TRAINING 2024

E foi assim,  a edição de 2024, do Senior Training...Um SUCESSO.

Realizou, no passado dia 28 de fevereiro, o Senior Training, edição 2024. Sob o mote “Práticas de Compromisso!” A Escola Profissional de Aveiro reuniu Entidades Parceiras, Juniores, Coaches, Técnicos e Especialistas, na Sala Carapichel, do Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, para debaterem sobre e desenharem possíveis soluções que influenciam o modo como trabalhamos e que nos ajudam a melhorar o nosso Compromisso Educativo.

Dez mesas de trabalho, em modo “World Cafe”, cada uma com uma questão/temática, foram desafiadas a pensar sobre essa mesma questão, procurando identificar uma ideia, três problemas e cinco soluções. No final, cada grupo de trabalho, apresentou o desidrato do trabalho produzido. Imigração, igualdade de género, responsabilidade social, sustentabilidade, perturbações de comportamento, choque intergeracional, saúde mental, lei laboral, emprego protegido e curriculum vs mercado de trabalho, foram os assuntos objeto de reflexão. Especialistas vindos de entidades como HORSE, CASCI, FUNFRAP, CSWind, Fundação CESDA, Ordem dos Psicólogos Portugueses, Associação Mutuus, Autoridade Para a Condições de Trabalho, FORMEM e ANQEP, trouxeram conhecimento e o background necessário que viria a permitir que, numa mesma mesa fosse possível juntar visões, idades e competências diferentes, mas com o mesmo denominador, fazer mais, fazer ainda melhor.

“A existência deste tipo de eventos de capacitação, com alunos e com as pessoas que, nas empresas, acompanham a formação em contexto de trabalho, é tão importante na formação de natureza profissionalizante que acaba por ser decisiva para termo uma formação de melhor qualidade. Não basta ter formação, é preciso que tenha a qualidade necessária que conduza aos bons resultados”, referiu Joaquim Bernardo (Vogal Executivo da Comissão Diretiva do Pessoas 2030)

Francisca Simões, Vogal do Conselho Diretivo da ANEQP revelou ter ouvido “ideias muito interessantes, do ponto de vista da implicação dos empresários, no trabalho dessas temáticas. Este facto, é fundamental para o sucesso da integração dos alunos, seja na Formação em Contexto de Trabalho, seja no futuro, naquilo que é a vida profissional.”

Já o Presidente da Câmara de Ílhavo, João Campolargo, enalteceu a realização da iniciativa, no seu concelho, e reforçando a ideia de que a Escola Profissional de Aveiro é uma referência no distrito, “tendo o Município de Ílhavo também como parceiro fundamental, em várias áreas.”

“Este evento que associa aquilo que é um Plano de Inovação, àquilo que é um compromisso que a Escola Profissional de Aveiro tem, há 32 anos, que é a criação de uma autêntica tribo, que confia na Educação em Portugal e que precisa de, permanentemente, se questionar sobre a eficácia das suas ações.” (Jorge de Almeida Castro, Presidente da Direção Pedagógica da EPA).

Foram três horas de muito trabalho, mas com muita alegria e boa disposição…e os resultados estão à vista.

Veja mais

End of Content.