Vive na real, não na depedência

Ação de formação, promovida pela PSP, sobre a temática " Consumo de álcool e drogas – Vive na real não na Dependência".

No passado dia 29 de abril, às 18h30, estivemos juntos no Auditório Engenheiro Victor Matos, numa ação de formação, promovida pela Polícia de Segurança Pública do Distrito de Aveiro, sobre a temática ” Consumo de álcool e drogas – Vive na real não na Dependência”.

Este momento de sensibilização teve como principal objetivo juntar os Apoiantes na Educação, os JUNIORES e JUVENIS, os COACHS e Técnicos da Escola Profissional de Aveiro para a partilha de práticas preventivas ao nível dos comportamentos aditivos e dependências, em meio escolar e outros.

É importante refletir sobre os perigos associados ao abuso dessas substâncias e procurar uma abordagem consciente e responsável em relação ao seu uso. Ao enfrentar esta realidade e promovendo uma cultura de prevenção e cuidado estamos, não só a proteger a nossa própria saúde e bem-estar, mas também a contribuir para a construção de comunidades mais seguras e saudáveis.

Neste contexto, foi disponibilizada informação, o aconselhamento e promovidas competências socioemocionais do processo da tomada de decisão, para resolução de problemas com assertividade.

É essencial educar, consciencializar e capacitar os jovens para tomarem decisões informadas e positivas em relação ao consumo de álcool e drogas, garantindo que vivamos verdadeiramente na realidade, e não na dependência. Com os Apoiantes na Educação integrados neste processo, não temos dúvidas que será mais fácil EDUCAR PARA AS BOAS PRÁTICAS.