Defendemos a Importância da Cidadania Ativa na Assembleia Municipal

Convidados pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), marcámos presença na Assembleia Municipal Jovem.

Numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), quatro JUNIORES, acompanhados pela COACH Alexandra Silva, marcaram presença na Sede da Assembleia Municipal de Aveiro para defenderem a sua moção, na edição 2023/2024 da Assembleia Municipal Jovem, que se realizou no passado dia 10 de maio, na sede deste órgão autárquico de Aveiro. Esta iniciativa visa promover o exercício do direito de cidadania, os valores democráticos e a participação cívica entre os jovens.

Maria Silva, JÚNIOR do Curso Profissional de Técnico de Gestão, destacou a importância de tais assembleias na formação dos jovens. Segundo ela, a criação de espaços onde os jovens podem debater, propor soluções e entender os processos decisivos é fundamental para combater o crescente desinteresse pela política.

Os jovens tiveram a oportunidade de contribuir com ideias inovadoras para a comunidade e de partilhar os seus objetivos com o Presidente e Vereadores.

A JÚNIOR Claessia, uma das participantes, expressou a sua satisfação em participar numa assembleia de jovens pela primeira vez e a oportunidade de adquirir conhecimentos. A JÚNIOR Mariana Ferreira, outra participante, também destacou a importância de tais atividades para o crescimento dos alunos e para a sua compreensão do mundo político.

Este projeto é de extrema importância para os jovens, especialmente numa escola de contexto profissional. Ele oferece uma plataforma para os jovens expressarem as suas ideias, debaterem questões importantes e compreenderem os processos decisórios. Além disso, ajuda a preparar as futuras gerações para uma maior participação e intervenção na comunidade.

Apesar dos desafios, como a necessidade de melhorar para a próxima edição, a experiência geral foi positiva. É essencial que continuemos a incentivar a participação ativa dos jovens neste tipo de projetos, para que possam influenciar mudanças reais na sociedade e compreender a importância da cidadania ativa.