loader
banner

DA ESCOLHA À CARREIRA

“I Jornadas de Orientação Vocacional e Profissional”

A Escola Profissional de Aveiro vai realizar as Primeiras Jornadas de Orientação Vocacional e Profissional: da escolha à carreira.

As Jornadas de Orientação Vocacional e Profissional surgem como um espaço de reflexão e partilha em torno do processo de Orientação Vocacional, num momento em que se torna cada vez mais urgente repensar as práticas e estratégias utilizadas. Pretendemos, com esta iniciativa, olhar de forma crítica e construtiva para as realidades atuais, identificar necessidades emergentes, conhecer metodologias e projetos inovadores na área da orientação, e compreender de forma mais profunda o que os alunos realmente precisam neste percurso de construção do seu projeto de vida. Estas jornadas pretendem, assim, ser um ponto de encontro entre profissionais, projetos e experiências, potenciando novas respostas e caminhos para uma orientação mais eficaz, próxima e significativa.

Fique atento a dia 28 de maio!

Vai valer muito a pena.

Patrícia Ferreira é psicóloga com mais de 20 anos de experiência nas áreas da Psicologia Escolar e Clínica, com um percurso consolidado na intervenção junto de jovens e adultos. Licenciada em Psicologia Clínica e do Aconselhamento e Mestre em Psicologia da Educação pela Universidade Lusófona, tem desenvolvido a sua atividade maioritariamente na ETAP – Escola Profissional de Pombal, onde exerce funções de Psicóloga Coordenadora do Serviço de Psicologia e Orientação e Centro de Desenvolvimento Humano.

É também responsável pela coordenação da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI), dinamizando medidas de suporte à aprendizagem e projetos de promoção da saúde escolar e bem-estar educativo. Paralelamente, mantém atividade como psicóloga clínica e formadora certificada, com intervenção em áreas como desenvolvimento pessoal, aprendizagem e formação de adultos.

Licenciada em Psicologia e mestre em Psicologia do Trabalho, das Organizações e dos Recursos Humanos. Complementei a minha formação com uma Especialização Avançada em Psicologia Clínica e da Saúde e encontro-me, atualmente, a frequentar uma segunda Especialização Avançada em Terapias Cognitivo-Comportamentais.

Atualmente, estou encarregue da gestão e implementação do projeto de Inovação Social “ReCOMEÇAR, o teu sonho conta!”, promovido pela AEVA e cofinanciado pelo CENTRO 2030 e pela União Europeia. 

Este projeto tem como missão apoiar jovens NEET, dos 18 aos 29 anos e residentes na região de Aveiro, na sua (re)inserção sustentável no mercado de trabalho ou no sistema de ensino/formação profissional, acreditando no potencial único de cada jovem.

Licenciada em Educação Social pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e possui uma pós-graduação em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Com uma vasta experiência na área social, tem trabalhado ativamente na orientação, reconhecimento e validação de competências, bem como em projetos de desenvolvimento local.

Ao longo da sua carreira, integrou o Núcleo Local de Inserção do Município de Anadia como representante da educação e fez parte da Comissão Alargada da CPCJ de Arouca, contribuindo para a proteção e promoção dos direitos das crianças e jovens.

Atualmente, desempenha funções na Psientífica como gestora de projetos e CES. Da parceria com o município de Águeda, no Centro de Juventude de Águeda, assume a coordenação do Corpo Europeu de Solidariedade, e é gestora de projetos Erasmus, promovendo os valores europeus e a participação ativa dos jovens através de metodologias de educação não formal.

O seu percurso reflete um forte compromisso com a inclusão, a aprendizagem ao longo da vida e os valores da solidariedade, autonomia, tolerância e respeito, potenciando sinergias facilitadoras desenvolvimento psicossocial e comunitário através da educação para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Psicólogo formado na FPCEUP;

Trabalha no Centro de Formação Profissional da Cerciespinho e no Centro de Recursos local do IEFP (Concelhos de Espinho e Vila Nova Gaia); é Diretor Técnico da Residência de Autonomização e Inclusão.

Outras Experiências:

Psicólogo Centro de Recurso para a Inclusão (Agrupamentos de Escolas do Concelho de Espinho);

20 anos de experiências na área da deficiência e reabilitação.

Colaboradora na The Psychological Effect, em São Joao da Madeira.

Mestre em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento pela Universidade de Coimbra. Cédula Profissional n.º 15442.

Pós-Graduada em Psicoterapia Cognitivo Comportamental.

Curso de Psiconeuroacupuntura de Juan Pablo Moltó na Universidade Chinesa de Lisboa.

Certificação Internacional em Coaching de alta performance.

Curso de Psicologia do Desporto para o desenvolvimento de atletas, na Barça Universitas.

Formadora Certificada em Avaliação Psicológica de Agentes de Segurança Privada.

Formação em Avaliação Psicológica de Agentes de Segurança Privada.

Thaissa Morgana Cavalcanti, Nascida em Recife- Brasil a 17 de Dezembro de 1980, é licenciada em Serviço social ( 2014 – ISCSP – Ulisboa ), pós-graduada em Diversidade e desenvolvimento pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa ( 2016) e Mestre em Política social ( 2022 – ISCSP – Ulisboa). Atualmente, é doutoranda na área da Política social  pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

 Membro da equipa técnica REEI, desenvolveu a sua atividade profissional em várias áreas da integração de Migrantes, tendo iniciado as suas funções como funcionária pública no Alto Comissariado para as Migrações, I.P, onde passou por áreas como o Empreendedorismo Migrante, Intervenção social (como ponto focal na área da educação e acompanhamento de refugiados ) e pela área da regularização de estrangeiros. Atualmente, exerce funções como técnica superior na Direção de Serviços para a Promoção da Igualdade e de Combate ao Racismo, à Xenofobia e à Discriminação, após ter exercido funções na Direção de serviço de Política Migratória da AIMA, IP, nomeadamente na gestão e acompanhamento dos Centros Locais de Integração de Migrantes – CLAIM.