A Escola Profissional de Aveiro é hoje umas maiores escolas profissionais do país e,
seguramente, uma das que mais rapidamente soube interpretar a dinâmica tecnológica
necessária aos ambientes educativos e formativos do nosso tempo.
Planear e executar o trabalho de soldadura, efetuando a escolha dos processos, equipamentos e materiais de adição a utilizar de acordo com as instruções técnicas, respeitando as normas de segurança, higiene e saúde no trabalho e de proteção do ambiente.
Modalidade de formação: Curso Profissional
Habilitações de Acesso: Com o 9º ano de escolaridade Duração Mínima: 3 Anos Certificação: 12.º ano – Qualificação nível 4
Interpretar e utilizar as normas de soldadura mais relevantes para a execução da construção.
Ler e interpretar a especificação do procedimento de soldadura (EPS), plano de inspeção e ensaios (PIE) e planear o trabalho de acordo com estes dois documentos.
Selecionar o processo, equipamentos, tipo de junta, consumíveis e ferramentas a utilizar, tendo em conta o trabalho de soldadura a efetuar de acordo com as instruções de trabalho e/ou com a Especificação de Procedimento de Soldadura.
Organizar a documentação necessária para a qualificação/certificação de soldadores e/ou operadores de soldadura e definir a respetiva gama de qualificação/certificação.
Preparar as peças metálicas e os bordos das juntas a soldar, efetuando as operações básicas de medição, limagem, serragem, furação, corte de chapa, entre outros.
Utilizar os equipamentos, materiais, ferramentas de modo a garantir a saúde e segurança do próprio e de quem o rodeia.
Interpretar e utilizar manuais, esquemas e outra literatura técnica fornecida pelos fabricantes de consumíveis e de equipamentos de soldadura.
Efetuar a soldadura por arco com elétrodo revestido (Soldadura SER) - Processo 111 (manual por arco com elétrodo revestido) em aços ao carbono – soldadura de ângulo em chapa.
Efetuar a soldadura por arco com elétrodo consumível sob atmosfera ativa/ Soldadura por arco sob atmosfera ativa com fio fluxado (Soldadura /MAG/FF) - Processos 135, 136 e 138 em aços ao carbono – soldadura de ângulo em chapa e chapa/tubo e soldadura topo a topo em chapa e tubo.
Identificar imperfeições de soldaduras e aplicar critérios de aceitação para juntas soldadas de acordo com a documentação técnica.
O que falam deste curso
Testemunhos
Veja as opiniões de quem por aqui já passou e tem tanto para dizer
Ter estes jovens a aprenderem, connosco, é muito importante. Por um lado, conseguem estar numa situação real de trabalho. Por outro, por serem jovens com espírito de iniciativa, conseguem trazer valor, à nossa Entidade, através de ideias novas.
Ana Campos, EPEP – Hotel As Américas
CEO
Concordo inteiramente com esta forma de ensino. A minha filha mais velha, hoje, é licenciada e está a ter um percurso de sucesso, a minha sobrinha igualmente. Era óbvio que voltaria a confiar, na EPA, apoiarem a minha filha mais nova, nesse caminho vitorioso.
Rosa Tavares, Apoiante na Educação
CEO
Esta é uma escola que nos deixa ser o que queremos ser e, acima de tudo, que nos alimenta os sonhos, ajudando-nos a que se tornem realidade.