Return Box

Desafio Edding 2023-24 | Atividade Eco-Escolas no âmbito da "Cidadania em Movimento"

O desafio “RETURN BOX” é o primeiro desafio da “edding Portugal”, em parceria com a ABAAE e o Programa Eco-Escolas e pretende apresentar, em contexto Escolar, a “RETURN BOX” – caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.

Com a iniciativa “Return Box”, pretende-se desafiar os JUVENIS e JUNIORES, sob a orientação do COACH, para a elaboração de um Cartaz, que informe todos os elementos da escola sobre a existência de uma caixa para recolha de marcadores usados.

Quando chegar ao ponto em que um marcador já chegou ao final de vida e já não é possível continuar a utilizá-lo, basta colocá-lo na “RETURN BOX” (podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta – mesmo não sendo edding!).

A “return Box” encontra-se na receção da Escola Profissional de Aveiro.

A investigação foi realizada no ciberespaço pelos alunos dos Cursos de Educação e Formação, de nível 2 e nível 3, incluído nas áreas Científica e de Humanidades, em conformidade com Plano Curricular dos Cursos. Os juvenis dinamizaram todo o processo de discussão dos diferentes cartazes, em suporte de cartolina, utilizando marcadores de feltro de diferentes cores, lápis de cor, canetas de ponta fina , acima de tudo, a sua imaginação e criatividade.

Este trabalho também integrou a atividade denominada “Cidadania em Movimento”, que tem por princípios o desenvolvimento de uma Cidadania participativa em todas as atividades que envolvam a estruturação de uma consciência ecológica. O cartaz que consideramos respeitar os nossos critérios deixa uma mensagem de corresponsabilização, onde se mostra a caixa, o marcador e “tu”, porque sem o envolvimento direto de cada um de nós, a denominada “consciência ecológica” não terá futuro.

Saiba mais sobre a iniciativa : https://ecoescolas.abaae.pt/2023-2024-projetos-eco-escolas/desafio-edding-return-box/