EPA CAMPEÃ NACIONAL
EPA VENCE PRÉMIO “MELHOR PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA”, na XIII EDIÇÃO DO “Todos Contam”

a Escola Profissional de Aveiro venceu o prémio de “melhor projeto de educação financeira do ensino secundário”, na XIII Edição do Concurso: “Todos Contam”, com o projeto intitulado “Finanças Conscientes: Escolhas de Hoje, Segurança de Amanhã”.
A cerimónia de entrega do prémio decorreu no passado dia 19 de março, na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, em Lisboa e contou com a presença de Fernando Alexandre (Ministro da Educação, Ciência e Inovação), Luís Laginha de Sousa (Presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários), David Sousa (Diretor-Geral da Direção-Geral da Educação), Isabel Alçada (Presidente do Júri do Concurso Todos Contam), Mário Centeno (Presidente do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e Governador do Banco de Portugal), entre outros.
Importa referir que, deste projeto, constaram um conjunto de atividades variadas que possibilitaram o trabalho, destas temáticas, nas mais diversas frentes. São exemplo disso atividades como: rubrica audiovisual semanal designada de “minuto poupança”; criação de um modelo de orçamento familiar; desenvolvimento de um jogo de tabuleiro sobre literacia financeira; momentos de simulação de investimentos; debates sobre produtos financeiros e mercado de criptomoedas; criação de um e-book de receitas sustentáveis e participação em palestras sobre educação financeira. Salienta-se igualmente o envolvimento de mais de 100 alunos, com a oportunidade de trabalharem com os seus coaches (professores), em contexto curricular.
Esta distinção, recebida das mãos do Professor Doutor Mário Centeno reforça “o nosso compromisso com a inovação pedagógica e com a formação de cidadãos mais capacitados para enfrentarem os desafios do mundo atual. Agradecemos ao Conselho Nacional de Supervisão financeira, ao Ministério da Educação e à Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, por esta iniciativa que valoriza o trabalho das escolas e incentiva a aprendizagem prática e com sentido.” (Paulo Quina, Coordenador Técnico e Pedagógico da Escola Profissional de Aveiro).
Marco Martins (Coach, Escola Profissional de Aveiro) refere que “este prémio é um incentivo para que a literacia financeira esteja cada vez mais presente no currículo dos nossos jovens, mas também no nosso. Preparar os nossos juniores e juvenis para compreenderem a realidade financeira que os espera é de extrema importância, ajudando-os a tomar decisões mais informadas e responsáveis. Quero deixar um agradecimento especial os restantes professores envolvidos, Andrea Cordeiro, Nuno Filipe, Hugo Reis, Ana Gonçalves e Ana Castro, que trabalharam arduamente, com as suas equipas de alunos, para que este prémio fosse possível.”
“O Plano Nacional de Formação Financeira foi lançado em 2011 pelos três supervisores financeiros – Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Instituto de Seguros de Portugal (atual Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) – no âmbito do Conselho Nacional de Supervisores Financeiros e teve o endosso do Senhor Ministro de Estado e das Finanças.” (retirado do website: https://www.todoscontam.pt/quem-somos).
SAIBA MAIS SOBRE O CONCURSO AQUI