loader
banner

SEMANA DA INTERCULTURALIDADE

Evento “EDUCAR para Conhecer, FORMAR para Aprender, TRABALHAR para Construir ELOS e Descobrir Correntes”

A ESCOLA DE TODOS vai marcar presença no evento “EDUCAR para Conhecer, FORMAR para Aprender, TRABALHAR para Construir ELOS e Descobrir Correntes”, inserida na Semana da Interculturalidade promovida pelo Núcleo Distrital de Aveiro da EAPN Portugal, a Câmara Municipal de Sever do Vouga e os Centros Locais de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) do distrito.

A INTERCULTURALIDADE é um lugar de aprendizagem e enriquecimento através do diálogo e da relação com a diferença. É com base neste pressuposto que a EAPN Portugal tem vindo a desenvolver, desde 2014, a Semana da Interculturalidade, no âmbito da qual são realizadas iniciativas em todo o território de Portugal, visando demonstrar como o diálogo entre culturas pode promover a inclusão social, prezando valores como respeito, solidariedade, igualdade, cidadania, não discriminação pela aparência, etnia, género ou nacionalidade, democracia na educação e direitos humanos.

Convidamos todos a participar no encontro Educar para Conhecer, Formar para Aprender, Trabalhar para Construir ELOS e Descobrir correntes – das MIGRAÇÕES no distrito de Aveiro, que decorrerá no próximo dia 10 de abril, das 09:30 às 16:30, na Biblioteca Municipal de Sever do Vouga

CONHEÇA O PROGRAMA AQUI

O encontro destina-se às entidades das Redes Sociais concelhias, pessoas migrantes e população em geral, tendo vista conhecer e debater as realidades, as medidas e os projetos de intervenção nas áreas da educação, formação e trabalho, perspetivando contribuir para a desconstrução de estereótipos e preconceitos associados às diferenças culturais das comunidades migrantes e, assim, contribuir para a sua inclusão social.

Considera-se, neste sentido, que as áreas da educação, formação e trabalho se encontram intrinsecamente interligadas e são centrais para a criação de atitudes e comportamentos mais informados nas comunidades, facilitadores da integração e inclusão das pessoas migrantes.

A participação é aberta, mas sujeita a inscrição, até ao dia 8 de Abril, em:

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO AQUI

A iniciativa tem o apoio e a parceria da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA, I.P.) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

No cenário de uma sociedade cada vez mais globalizada, este é um contributo para a construção de comunidades em que a diferença e a diversidade garantam a plena cidadania de todos os indivíduos, contribuindo para uma sociedade mais justa e equilibrada.