loader
banner

INCLUSIVO'24

“Inteligências múltiplas: ferramentas e contextos…há limites? tem de haver?”

A Escola Profissional de Aveiro está a realizar um ciclo de tertúlias informais.  

A segunda tertúlia será dedicada ao tema “Inteligências múltiplas: ferramentas e contextos…há limites? tem de haver?” e contará com diferentes especialistas na área Inteligência Artificial e Cibersegurança. 

É irrefutável que a Inteligência Artificial veio para ficar. A velocidade do seu desenvolvimento, o seu potencial e os receios face a esse mesmo potencial, faz com que muito se discuta sobre o tema, nas mais diversas áreas da nossa sociedade. Exemplo disso mesmo é, por exemplo, a aprovação, da “Lei da UE sobre IA: primeira regulamentação de inteligência artificial”, pelo Parlamento Europeu. 

Por outro lado, também fruto de uma sobre-exposição ao “mundo digital”, a cibersegurança, designada como “a prática que protege computadores e servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrónicos, redes e dados contra ataques maliciosos. Também é chamada de segurança da tecnologia da informação ou segurança de informações eletrônicas. O termo é aplicável a uma variedade de contextos, desde negócios até computação móvel, e pode ser dividido em algumas categorias comuns” (https://www.kaspersky.com/), mostra-se como um tema que pode, entendemos nós, andar de mãos dadas com a discussão da Inteligência Artificial. 

Há muito para refletir…não acha?

os nossos

LOGIN AI em contexto ciberseguro

Pedro Inácio

Pedro Inácio

Login
Pedro Ricardo Morais Inácio é professor associado do Departamento de Informática da Universidade da Beira Interior (UBI), instituição que integra desde 2010. Leciona unidades curriculares relacionadas com (ciber)segurança e garantia da informação, e simulação assistida por computador, a cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, nomeadamente aos de Engenharia Informática. É atualmente Pró-Reitor para a Universidade Digital e o Data Protection Officer da UBI. Tem uma licenciatura pré-Bolonha em Matemática Informática e um Doutoramento em Engenharia Informática. Os trabalhos de Doutoramento foram desenvolvidos no ambiente empresarial da Nokia Siemens Networks Portugal S.A., ao abrigo de uma bolsa de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

(AI) TERTÚLIA ARTIFICIAL

PAINEL 1

Helena Costa

Helena Costa

(AI) Tertúlia Artificial
Helena Rosário Da Costa, doutoranda em Engenharia e Políticas Públicas no Instituto Superior Técnico, integra o AI Board da Comissão Europeia e coordena o Grupo de Trabalho sobre IA do Conselho para o Digital na Administração Pública, dedicando-se à promoção do uso ético de tecnologias emergentes. Na Agência Nacional de Inovação, é responsável por iniciativas de valorização e transferência de conhecimento científico e tecnológico.
Luís Fernandes

Luís Fernandes

(AI) Tertúlia Artificial
Luis Fernandes é Professor e Mestre em Desenvolvimento Curricular e Administração Escolar. Atualmente, é Diretor do Centro de Formação da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, desde 2019. Foi Diretor do Agrupamento de Escolas de Freixo e perito convidado em diversos conselhos consultivos e equipas com foco na educação e tecnologia. Também foi membro do Conselho das Escolas e participou em vários grupos de trabalho da European Schoolnet, da Microsoft e da DGE. 
Susana Brás

Susana Brás

(AI) Tertúlia Artificial
Cientista de Dados e Investigadora no IEETA, Universidade de Aveiro, com formação em Matemática Aplicada, doutoramento em Ciências Biomédicas e pós-doutoramento em Ciências da Computação. Dedica-se a estudar a computação afetiva e o uso responsável de IA. Tem como interesse pessoal e profissional a promoção da equidade de género na área tecnológica, integrando iniciativas como as Geek Girls Portugal. 
Paulo Peixoto

Paulo Peixoto

Dinamizador
Com formação técnica em Engenharia Eletrotécnica - Eletrónica e Computadores pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto e mestrado em Engenharia de Segurança e Higiene Ocupacionais pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, complementou a vertente pedagógica com o Mestrado em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Além disso, aprofundou a sua formação em Gestão e Liderança com vários cursos de destaque, incluindo o Curso de Gestores de Elevada Performance, o Programa de Liderança Volkswagen - FBQ (Führungskräfte-Basis-Qualifizierung) e o Programa Avançado em Liderança pela Porto Business School.​ Em 2015, foi nomeado Diretor da Região Norte da ATEC, assumindo a responsabilidade pela definição e execução estratégica das atividades de formação profissional, bem como pela formação e consultoria empresarial, em estreita articulação com a Direção Geral. Desde 2020, ocupa o cargo de responsável nacional pela Equipa de Qualidade e Inovação Pedagógica da ATEC, desempenhando um papel estratégico ao nível da inovação pedagógica da Academia de Formação.​

 

Fique atento a dia 24 de janeiro!

Vai valer muito a pena.