INCLUSIVO'24
“Incluindo, com pré-conceitos excluídos”
A Escola Profissional de Aveiro vai realizar um ciclo de tertúlias informais sobre Educação Inclusiva.
A primeira tertúlia será dedicada ao tema “Contextos de aprendizagem exclusivos na escola de todos” e contará com diferentes especialistas na área da Educação Inclusiva.
Como refere Moreira (2022)i, citando Florian (2019) vivemos num mundo incerto onde as forças da globalização se deparam com escolas cada vez mais diversificadas e multiculturais em termos de etnia, idioma, religião e capacidades. À medida que pessoas de diferentes identidades nacionais e grupos étnicos continuam a migrar pelo mundo e a diversidade se torna mais comum, é necessário afastar-se da lógica da exclusão em direção à aceitação da diferença como um aspeto comum do desenvolvimento humano.
Sabemos todos que o caminho para a inclusão é um processo inacabado, em constante mudança e reconfiguração. Para promover mudanças profundas, os princípios de organização da escola do futuro devem centrar-se na inclusão e colaboração. Excelência, realização, qualidade, medição e progresso também são compromissos valiosos que podem ser realinhados de forma a incluir em vez de marginalizar (UNESCO, 2022).
Esta primeira tertúlia surge da necessidade de olharmos para algumas questões relacionadas com a inclusão, procurando articular diferentes contributos nacionais e internacionais.
Neste âmbito, os contributos dos diferentes especialistas incidirão sobre as seguintes temáticas: educação inclusiva, saúde mental, bullying, psicomotricidade e alunos estrangeiros – português língua não materna (PLNM).