Vamos a rua (Evento teste)

Dezembro 22, 2023 @ 8:00 - 17:00

No passado mês de outubro, mês em que se assinalou o Dia do combate pela Erradicação da Pobreza (17 de outubro), a Escola Profissional de Aveiro desenvolveu uma ação de rua, em Aveiro, como forma alertar e sensibilizar para a temática da pobreza e da pessoa em situação de sem-abrigo. A ação desenvolvida com a equipa (turma) 4DC, do Curso Profissional Técnico de Animador Sociocultural, sob orientação da Coach (Professora) Andrea Cordeiro, para assinalar o Dia da Erradicação da Pobreza, enquadra-se no módulo “Sociedade Contemporânea” na disciplina de Sociologia e visou caracterizar alguns grupos sociais vulneráveis em espaço urbano, em específico, a Pessoa em condição de Sem-Abrigo. A abordagem ao fenómeno da pobreza, da exclusão social e dos sem-abrigo é complexa e requer uma diversidade de perspetivas de análise. Em contexto de aprendizagem, a trajetória de trabalho centrou-se na conceptualização deste fenómeno social e o papel do Animador Sociocultural enquanto agente social de intervenção na comunidade. Deste modo, praticamos uma Sociologia de Intervenção defendida, por exemplo, por Rémi Hess (1982) e que desejamos partilhar com os juniores (alunos) como sendo o alicerce do trabalho comunitário – a necessidade do “investigador” participar do seu objeto de estudo com o intuito explícito de melhorar o quadro social desenvolvendo uma ética da liberdade e da solidariedade. Esta atividade permitiu, ainda, selecionar informação relevante sobre a comunidade e este fenómeno social específico dando relevo à fase de observação e diagnóstico de um qualquer projeto de desenvolvimento comunitário. Com base no preconizado por Ander-Egg (1980), estes juniores e futuros técnicos de Animação Sociocultural procederam a uma investigação preliminar, isto é, uma aproximação exploratória de uma problemática da comunidade, envolvendo-se na identificação das necessidades vividas e sentidas.

Dezembro 22, 2023

EPA