A carregar Eventos

« Todos os Eventos

• Este evento já decorreu.

S. Gonçalinho – atividade integrada no âmbito da SIA

Janeiro 12 @ 14:00 - 17:00

Gratuito

Previamente à realização desta atividade, deverá ser contatada a mordomia ou outros parceiros, por parte da escola ( uma vez que a promotora não tem contato privilegiado), de forma a solicitar uma oferta, patrocínio ou preço acessível, para um saco grande de Cavacas, para que os juvenis possam experienciar de forma completa, real e vivida, a tradição do arremesso e apanha de cavacas.
Uma vez que nenhum dos juniores referiu conhecer o Santo, a festa e a tradição, é de todo importante que vivenciem a mesma para que possam posteriormente passar a mensagem cultural às crianças que vão receber durante a sua PAF – “Santos da Casa Não Fazem Milagres, Mas Nós Sim”, em que o Santo Popular referenciado será o São Gonçalinho.
A Equipa sairá da escola, a pé, em direção à capela de S. Gonçalinho onde poderá observar o ambiente criado em torno da festividade, qual a importância para as gentes de Aveiro com maior incidência nas gentes do bairro típico da beira-mar. A Equipa deverá experiência a subida à cúpula da capela e o arremesso das cavacas tendo ouvido anteriormente a história da tradição. A equipa regressará pela mesma via. Será realizado, já na escola, o registo fotográfico da ocasião e realizado um registo de atividade de como cada um a sentiu em tarefa no teams.

Data:
Janeiro 12